1. FutVasco

Vasco volta a São Januário: Pressão e Expectativas no Brasileirão

Por Redação FutVasco em 05/02/2026 13:10

A casa do Gigante da Colina, São Januário, será novamente o palco das emoções do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira. O confronto contra a Chapecoense marca o retorno do time ao seu território, um local que, no ano passado, não se mostrou o refúgio esperado. A trajetória como mandante na temporada anterior foi marcada por uma sequência nada animadora, com um jejum de 130 dias sem vitórias na competição nacional. O encerramento da campanha de 2025 em casa registrou um aproveitamento de apenas 53%, um número aquém do que a torcida e o clube almejam.

Desempenho Inconsistente em São Januário

Tradicionalmente um trunfo, São Januário não impôs o respeito necessário em 2025. A equipe permitiu a perda de pontos cruciais no Brasileirão, muitas vezes em decorrência de falhas individuais. Ao longo de 15 partidas realizadas no estádio, o Vasco somou sete triunfos, três empates e sofreu cinco derrotas. O desfecho dessa jornada em casa foi um revés por 2 a 0 contra o Mirassol, um resultado que, infelizmente, sepultou qualquer esperança de disputar uma vaga na fase preliminar da Copa Libertadores.

A solidez defensiva em São Januário foi um ponto de atenção, com o time sendo vazado em 13 das 15 partidas disputadas. Apenas contra Fortaleza e Cruzeiro o goleiro vascaíno conseguiu manter a meta invicta. No total, a rede balançou 23 vezes contra o time carioca em seu próprio domínio.

Temporada Jogos em Casa Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra Aproveitamento
2025 (Brasileirão) 15 7 3 5 (a ser detalhado) 23 53%

Pressão Antecipada e Início de Temporada

Apesar de ser o primeiro compromisso em casa pelo Campeonato Brasileiro, a equipe já se apresenta sob um manto de pressão. O desempenho aquém do esperado no início do Campeonato Carioca e a derrota na estreia do Brasileirão contra o Mirassol, por 2 a 1, fora de casa, já criaram um clima de apreensão. A campanha geral em 2026, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas em seis partidas, não tem sido suficiente para acalmar os ânimos.

O eco da insatisfação foi ouvido após o empate sem gols com o Madureira, pela última rodada do estadual. Parte da arquibancada expressou seu descontentamento com o técnico Fernando Diniz, que foi alvo de vaias e chamados pouco lisonjeiros. O confronto contra a Chapecoense está marcado para esta quinta-feira, às 20h (horário de Brasília), e promete ser um teste importante para a capacidade do time de lidar com a exigência da torcida e reverter o cenário atual.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos