1. FutVasco

Vasco em Crise: Paiva Explica Derrota e Fala Sobre Jogo Decisivo na Copa do Brasil

Por Redação FutVasco em 17/10/2024 00:41

Derrota Dolorosa: Análise de Paiva e o Gol Cedo que Prejudicou o Vasco

O Vasco amargou mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, desta vez para o São Paulo por 3 a 0, em partida válida pela 30ª rodada. O técnico Rafael Paiva, em entrevista coletiva, atribuiu a derrota ao gol sofrido logo no início da partida, que segundo ele, prejudicou a estratégia traçada para o jogo.

Paiva lamentou que o Vasco não conseguiu ter o controle da partida e que a estratégia de ter mais posse de bola, com a entrada de Payet e Philippe Coutinho como titulares, não surtiu o efeito desejado.

- Um jogo que hoje não encaixou de novo. Tentamos colocar Coutinho e Payet para ter um pouco mais de posse de bola, ter o controle do jogo em alguns momentos. Sofremos, em dois jogos, algo que tínhamos conseguido estabilizar: tomar gol cedo. De novo tomamos um gol cedo, que te prejudica muito na estratégia de tentar ficar mais com a bola. O time do São Paulo é muito rápido na transição. Tivemos uma chance muito clara de empatar o jogo, mas não conseguimos - disse.

A Copa do Brasil: Prioridade do Vasco e a Busca por uma Vitória

O Vasco se prepara para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, que acontece no sábado. Paiva confirmou que o foco agora é a competição e que a equipe precisa de uma vitória para avançar à final.

O treinador explicou a decisão de escalar os titulares contra o São Paulo, apesar do jogo decisivo na Copa do Brasil, justificando que o Vasco precisa pontuar no Brasileirão para ter mais tranquilidade na sequência da competição.

- A respeito do que o Atlético-MG fez (de poupar titulares), é estratégia deles. A gente sabe que precisa pontuar rápido no Brasileiro, então precisávamos tentar buscar aqui um resultado melhor, porque não conseguimos nos últimos jogos, pra buscarmos uma pontuação que a gente consiga jogar mais tranquilo para frente, que não sofra como o Vasco sofreu nos últimos anos. Por isso optamos. Tínhamos uma semana parada. Não tenho dúvida que isso não vai atrapalhar o jogo contra o Atlético-MG, estaremos 100% para buscar essa vitória - concluiu.

Apesar da sequência negativa de sete jogos sem vitórias, Paiva mantém a confiança na equipe e no potencial do Vasco .

A Importância da Final da Copa do Brasil e o Reforço da Torcida

Rafael Paiva classificou o jogo contra o Atlético-MG como o mais importante dos últimos 11 anos para o Vasco , e pediu união da torcida para que o clube possa alcançar a final da competição.

- A respeito de sábado, é o jogo mais importante nos últimos 11 anos. Temos total clareza do que temos que fazer: ganhar o jogo, tentar buscar a final. É importantíssimo pra história do Vasco, pra nossa equipe. É uma guerra. Não tem muito o que fazer de treino, temos duas sessões, vamos chegar (no Rio de Janeiro) amanhã à tarde. Mas temos total clareza de como temos que disputar o jogo. Sendo o jogo mais importante do ano, a gente tem que se doar completamente para buscar essa final.

Paiva enfatizou a necessidade de que o Vasco jogue com agressividade e determinação, buscando a vitória para garantir a vaga na final.

- Temos que competir muito, não é diferente disso, tentar buscar a vitória. Não tem outro resultado para nós do que pelo menos um gol de vantagem, para levarmos para os pênaltis. Temos que encarar que é a nossa final, como temos encarado alguns jogos. Mas de fato esse é o mais importante dos últimos 11 anos. Temos que dar o peso, deixar tudo dentro de campo, ser um time muito aguerrido. É isso. Só nós temos que fazer as coisas acontecerem lá dentro de campo para conseguirmos sair dessa situação que tanto nos incomoda.

O Desequilíbrio do Vasco: Defesa e Ataque Preocupam o Técnico

Paiva reconhece que o Vasco precisa de um equilíbrio entre ataque e defesa para ter sucesso. Ele admite que a equipe tem se esforçado para ter um bom desempenho defensivo, mas que o ataque também precisa funcionar melhor.

- Acho que os dois. Temos que estar equilibrados, eu falava muito isso no começo. Acho que conseguimos reduzir o número de gols que tomamos. Desde que cheguei, nosso saldo ainda é positivo, fizemos mais do que tomamos. Realmente nos incomoda, o nível dos jogos é sempre muito alto na Série A. Todos os jogos são muito difíceis, na Copa do Brasil também. Temos que buscar esse equilíbrio, de defender bem e fazer os gols, sabendo que os jogos são difíceis. Tivemos um setembro difícil, jogando muito fora (de casa), mas nada disso serve como desculpa. Precisamos logo mudar a nossa chave, organizar melhor a defesa que tínhamos melhorado. Em nenhum jogo tínhamos tomado três gols, à exceção do jogo contra o Fortaleza, salvo engano, em que empatamos por 3 a 3. Hoje saiu do nosso controle, mas precisamos voltar logo a controlar e ter equilíbrio para buscarmos os pontos no Brasileiro, que vão ser importantes, e principalmente buscar essa final da Copa do Brasil.

O Desafio de Encontrar a Melhor Forma de Jogar

Paiva explicou que o Vasco está em busca da sua melhor forma de jogar, principalmente após a saída de jogadores importantes como Adson e David.

- Estamos buscando de novo nossa forma de jogar. Quando estávamos com Adson e David, principalmente, tínhamos encontrado. Estava natural o nosso jogo. O Estrella, quando veio logo no início, também nos deu um pouquinho de força com um 10 que conseguia atacar mais o espaço. Perdemos jogadores importantes. Estamos em busca da forma de jogar melhor novamente. Variou muito, tentamos muita coisa, mudamos sistemas e jogadores. Estamos em busca dessa melhor forma de jogar. Independente de quem entre (contra o Atlético-MG), a gente tem que voltar a competir. Foi algo que fizemos quando chegamos também. Não conseguíamos fazer o futebol mais vistoso, mas saíamos com o resultado. É isso que temos que resgatar. Talvez a gente não esteja conseguindo jogar, controlar o jogo da forma que gostaria, mas a gente precisa agora buscar o resultado.

A Importância da Confiança da Torcida

Paiva fez um apelo à torcida para que continue acreditando no Vasco e na equipe.

- Que continue acreditando na gente. Vamos dar a volta por cima, lutar muito para sábado fazer um grande jogo. A gente precisa dar essa resposta para a torcida. Não vai faltar luta, batalha, vontade, determinação. É muito importante pro Vasco chegar nessa final, e o Vasco é muito grande para estar há tanto tempo sem chegar na final de uma competição brasileira.

A Comunicação no Vestiário e a Irritação com os Resultados

Apesar dos resultados negativos, Paiva garante que a comunicação no vestiário do Vasco é tranquila, principalmente com os jogadores sul-americanos, com quem ele tem boa relação.

- Com os sul-americanos, é muito tranquilo, fácil de entender. Estamos juntos há muito tempo. Em questão da língua, é muito tranquilo. A gente já conhece como eles são. Estamos muito irritados com tudo que está acontecendo, Veggeti talvez seja o mais irritado, porque é extremamente competitivo, uma competitividade acima da média. O futebol é tão maluco que, em dois dias, a gente pode dar a resposta e chegar numa final de Copa do Brasil. É agarrar essa oportunidade que temos. Quanto ao nosso vestiário, é muito tranquilo no sentido de comunicação, é muito fácil. O que está irritando realmente é o resultado que não está vindo.
SIGA NO google news

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos