1. FutVasco

Goleiro Neguete: Herói Contra o Vasco, Inspiração em Fábio e Carreira Duradoura

Por Redação FutVasco em 05/02/2026 12:31

O arqueiro Neguete, do Madureira, protagonizou um momento de destaque na recente rodada do Campeonato Carioca, no empate sem gols contra o Vasco. Originário de Belo Horizonte, o guardião defendeu uma penalidade cobrada por Puma Rodríguez e, em seguida, o rebote de Brenner, emergindo como o principal nome da partida. Antes de sua performance memorável contra um dos gigantes do futebol nacional, o jogador trilhou um caminho árduo, cujos detalhes o ge.globo detalha.

Willian, conhecido pelo apelido Neguete, acumulou passagens por uma miríade de clubes espalhados por todo o território brasileiro. Até o momento, o ápice de sua carreira ocorreu no Espírito Santo, para onde se transferiu em 2023. Aos 35 anos, o atleta já defendeu outras 18 camisas antes de vivenciar o momento de maior visibilidade na última segunda-feira. Para ele, este não é o crepúsculo de sua carreira.

Inspiração e Sonhos na Carreira de Goleiro

? Eu até falei depois do jogo, o Fábio (do Fluminense) está prolongando a carreira de muita gente (risos). Daqui a pouco está com 50 anos jogando em alto nível, e o pessoal: "então o goleiro pode jogar até com essa idade". Eu sempre falo com os meninos mais novos: sonhar coisas boas e ruins você vai gastar a mesma energia, então é melhor sonhar com coisas boas. Se o Vasco , ou qualquer um dos grandes chegasse para me contratar, iria ser uma bênção. Eu sigo trabalhando forte, eu sei que a vida de goleiro é de muitos altos e baixos ? confidenciou o goleiro.

? Foi uma partida difícil, contra um gigante do futebol brasileiro (o Vasco ). Sabíamos da dificuldade que iríamos enfrentar, então tentei estar o mais concentrado possível para quando fosse exigido, pudesse de fato ajudar a equipe. Fui coroado defendendo o pênalti, ajudando a equipe a sair com o empate, que para a gente foi muito importante em busca dessa classificação ? acrescentou Neguete.

Ficha Técnica e Títulos

A trajetória de Neguete é marcada por uma extensa lista de clubes:

Nome Completo Willian Fernando Nobre
Apelido Neguete
Idade 35 anos (06/03/1990)
Clubes na Carreira Villa Nova-MG, Itaúna, Boa Esporte, Caldense, Tupi, Mogi Mirim, Patrocinense, Serrano, Sertãozinho, Brasiliense, URT, Sampaio Corrêa, Portuguesa-RJ, Paraná, Nacional-AM, São Raimundo-AM, Real Noroeste, Rio Branco-ES, Madureira
Principais Títulos Campeonato Capixaba (2023, 2024, 2025) e Campeonato Maranhense (2020)

Trajetórias Longe do Glamour

O currículo de Neguete é notavelmente extenso, com passagens por diversos clubes tradicionais do cenário nacional. De Norte a Sul, o arqueiro construiu sua carreira desbravando diferentes praças e imergindo em diversas culturas e tradições, culminando em sua chegada ao Madureira. Apesar do holofote recebido pela performance contra o Vasco , a carreira do atleta é mais significativamente marcada por seu período no Espírito Santo.

No Espírito Santo, Neguete vestiu as cores do Rio Branco-ES e do Real Noroeste. As três conquistas consecutivas de campeonatos estaduais elevaram o goleiro a um patamar de destaque no futebol local. Em uma dessas conquistas, ele foi o grande herói, com direito a duas defesas em disputas de pênaltis.

? O segundo jogo da final de 2024 foi marcante, onde eu pude contribuir pegando dois pênaltis e a gente conseguiu reverter uma disputa de pênaltis onde a gente estava perdendo de 2 a 0, eu consegui reverter para 3 a 2, foi muito legal, muito inédita também, nunca lembrei de um time reverter uma disputa de pênaltis, ainda mais em uma final ? relembrou o goleiro.

Desafios e Resiliência no Futebol

Contudo, a trajetória de Neguete está longe de ser pavimentada apenas por glórias. Como muitos atletas fora da elite do futebol brasileiro, Neguete enfrentou dificuldades para manter sua carreira ativa até os dias atuais. Entre os percalços, a instabilidade financeira e atrasos salariais que chegaram a durar seis meses foram obstáculos significativos.

? O futebol é muito limitado à nata, o 1%, a galera que recebe bem, que tem uma estabilidade. É complicado. Com o encurtamento das datas dos estaduais, acaba que, no início de fevereiro, vou ter vários amigos desempregados já no início do segundo mês do ano. É muito difícil para um pai de família. Eu acho que a maioria dos jogadores já passou por uma dificuldade, eu mesmo fiquei seis, sete meses sem receber. Família praticamente sustentando, um mandando dinheiro de cá, outros mandando dinheiro de lá. Foi bem no início da carreira.

No confronto contra o Vasco , o goleiro reencontrou um antigo comandante, Ricardo Cobalchini. Atualmente auxiliar de Fernando Diniz, o profissional trabalhou com Neguete no Rio Branco. Com elogios, Cobalchini descreveu as qualidades do jogador.

? O Neguete é um atleta muito solidário, muito coletivo, que exerce no grupo um papel de liderança muito forte. No Rio Branco, além de ser um bom goleiro, ele crescia nos momentos de pressão, e ajudava sempre os companheiros e os outros goleiros a evoluir.

Madureira: A Surpresa do Carioca

O Madureira se estabeleceu como uma das gratas surpresas do atual Campeonato Carioca. A equipe ocupa a segunda colocação no grupo B, atrás do líder Botafogo e com um desempenho que ameaça a posição do Flamengo na tabela. O time suburbano está a apenas um empate de assegurar sua vaga no mata-mata da competição.

? O Campeonato Carioca é muito pesado. Estamos tendo uma disputa muito igualitária. O time que ganha nessa rodada, perde na outra. O grande que você acha que vai despontar acaba perdendo pontos para os outros grandes e também para os clubes de menor investimento. A questão do encurtamento das datas acabou dando essa possibilidade de ser uma competição mais disputada ainda, com um nível ainda mais igual ? concluiu Neguete.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos